Atendimento
Psicoterapia Infantil
O atendimento psicoterápico de crianças caracteriza-se pela utilização da linguagem mais fluida para a criança que é o brincar. A partir de jogos lúdicos, pinturas, dramatizações, dentre outros, a criança expressa seu mundo interior. A família e a escola acompanharão e participarão ativamente do processo da criança.
Primeiro passo: será marcada uma entrevista com o responsável pela criança (pai, mãe ou outro) juntos ou separados, de acordo com cada configuração familiar.
Segundo passo: a criança será atendida por aproximadamente um mês, nesse período a profissional avaliará o perfil, sintomas e causas do quadro apresentado. Nesse período, será realizada também uma entrevista com a orientadora e/ ou professora da escola.
Terceiro passo: a profissional dará um feedback aos responsáveis
e será decidido conjuntamente sobre a necessidade ou não da psicoterapia da criança. Nesse momento, também poderá ser feito encaminhamento a outros profissionais, se houver necessidade.
Atendimento de adultos
São realizados encontros semanais. A partir de uma relação de confiança entre psicóloga e paciente é construído um espaço protegido e sigiloso de desenvolvimento e autoconhecimento. O amadurecimento emocional e desenvolvimento da personalidade será propiciado nesse processo a partir de um diálogo e conciliação entre consciente e inconsciente, entre o mundo interno e externo.
O funcionamento da psique se dá naturalmente por imagens, portanto, será necessária uma aproximação com essa linguagem metafórica e simbólica. Para tal, além do recurso verbal e do intelecto, abriremos espaço para trabalharmos com as imagens psíquicas, a partir da técnica da imaginação ativa, dos sonhos, dos recursos expressivos e do Jogo de areia.
Atendimento on-line
O atendimento poderá ser on-line ou presencial de acordo com as necessidades e localidade de cada um. O atendimento on-line é uma prática eficaz e reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia – Resolução CFP n 11/2018. Para o atendimento on-line é necessário que o paciente esteja num local tranquilo e não seja interrompido nem escutado por outras pessoas durante a sessão. As pessoas que optarem pelo atendimento on-line poderão ser convidadas esporadicamente a fazerem uma sessão presencial.
O atendimento infantil será realizado apenas de forma presencial. Somente em caso de necessidades extremas (como foi a Pandemia de coronavírus) é oferecida a terapia on-line para crianças a partir dos 7 anos de idade. Já as entrevistas de anamnese e Orientação para pais/responsáveis, pode ser feita de maneira on-line, por opção.